sábado, 13 de março de 2010

da minha varanda

Da minha varanda vejo, entre árvores e telhados, o mar.*

Já venho pelo caminho antecipando esse momento. Deitar-me mansamente na rede e sentir a brisa com cheiro de maresia. Momento sagrado de contemplação e relaxamento.

É uma bela tarde de sol e começa a aumentar o volume de pessoas que caminham a beira mar.

Ao longe, imponente e majestoso, um navio parte para mais um cruzeiro. Aquele apito fica ecoando bonito pelo ar. Sempre me emociono ao ouvi-lo.

A paisagem ganha ares românticos e merecia uma bela fotografia para eternizá-la. E pensar que esta é uma sexta feira qualquer.

Meu olhar se estende, atraído subitamente por um casal que vem ao longe, caminhando de mãos dadas. Ainda estão distantes demais para imaginar a idade, mas pelo contorno dos corpos, e o ritmo do andar, já não têm o vigor da juventude.

Observo que gesticulam alternadamente. Vez ou outra um deles volta sua cabeça ao parceiro, e deduzo que estão envolvidos numa agradável conversa. Talvez contando casos, comentando acontecimentos do dia, do trabalho.

Transmitem uma cúmplice intimidade, dessas gostosas de ver, que chega a nos causar inveja.

Andam de mãos dadas num gesto de carinho e ternura. Ali existe um elo. O diálogo é suavemente gesticulado, de escuta atenta e interessada. Ali existe amizade.

Conforme se aproximam vislumbro os belos cabelos brancos, os corpos levemente arqueados e um pouco acima do peso. Vitalidade vem mesmo da alma.

Entretidos nesse enlace, ainda que eu estivesse lá na areia e neles esbarrasse, por um breve e distraído instante, pediriam desculpas e voltariam rapidamente ao seu universo. Enamorados.

Me encanto, aqui, do balanço da minha rede, com o afeto que une aquele casal.

Da minha varanda contemplo o mundo e refresco a alma.

(*Rubem Braga - frase do escritor usada como exercício de cronica)

2 comentários:

Solange Maia disse...

a gente quer um amor desses, de cabelos prateados, corpos com marcas da vida, e uma alma de menina... sempre... sempre...

beijo carinhoso

Dani Marino disse...

Lindo,lindo,lindo!De uma sensibilidade que não se encontra por ai!Fiquei muito feliz de conhecê-la pessoalmente!