domingo, 14 de março de 2010

o que é sida?

Era uma terça feira tranquila, até aquele momento. Embora estivesse sobrecarregada com a ausencia de sua colega, mais uma vítima da tal virose, tudo transcorria bem.
De repente, chega uma mulher, de aproximadamente 40 anos, bem vestida, educada, mas transpirando suor e desespero. Pergunta se trabalha ali e se poderia ajudá-la. Isso, em pleno corredor. Traz nas mãos um papel amarrotado, como se fosse uma bomba. E era.
- Eu preciso que me diga se isso é o que eu tô pensando.O que é SIDA?
Gentilmente pede que entre na sala e fecha a porta.
- Estou vendo que voce está muito nervosa. Me conte o que está acontecendo para que eu possa te ajudar.
Ela entrega o tal papel amarrotado e verifica tratar-se de um relatório hospitalar de internação e óbito de um homem.
- Estou cuidando do seguro que pediu esse documento ao hospital. Quando fui buscar vi escrito isso aqui.
Aponta com o dedo a palavra SIDA.
- Por favor me diga, isso é AIDS ?
Ao ler o relatório, constata que aquele homem foi à obito em consequencia de um cancer de estomago. Explica à mulher que, conforme informa o relatório, naquela internação foi feito o diagnóstico de SIDA, que significa Síndrome da Imunodeficiencia Adquirida, AIDS.
Pergunta quem seria aquela pessoa.
- Era meu ex-marido. Estávamos separados a 2 anos. Eu não posso acreditar...Voce nem imagina quantos problemas eu tive com ele, quantas dívidas ele me deixou, agora isso... Justo agora que eu conheci alguém... eu to de casamento marcado...meu Deus o que eu faço agora?
Chorou por um longo tempo, desabafando sua dor, tentando buscar alguma lucidez em meio a tanto caos que subitamente havia se instalado em sua vida.
Depois de ter realizado seu trabalho como aconselhadora, procurando dar alguma sustentação àquela mulher, ela se deu conta que mesmo após 18 anos vivendo diariamente essa triste realidade, não parou de doer. Não conseguia sair imune.
Ainda bem.

Nenhum comentário: