terça-feira, 23 de março de 2010

o poder da energia

Estava ansiosa e tensa, até dispensou o café naquela manhã, preferindo um chá. Diziam que era relaxante. Sempre havia sido daquelas pessoas muito serenas, que evitava discussões e conflitos. Na verdade fugia deles. Mas agora não tinha jeito, era chefe e não poderia se furtar de sua responsabilidade. Essa era a pior parte, ter que "chamar a atenção" de uma funcionária que estava causando vários problemas na equipe. Ela com apenas 34 anos e a pessoa em questão 15 anos mais velha, com temperamento agressivo, antiga no setor e de certa forma "protegida" politicamente, ninguém conseguia transferí-la dali.

Com tudo isso em mente, pediu que viesse até a sua sala e fechou a porta. Calma, mas de modo firme, expos os transtornos que havia causado com seu comportamento, prejudicando o trabalho e os colegas de equipe, enfim as questões necessárias a serem resolvidas. Durante a sua fala, observou a forte tensão em seu rosto, a postura armada de seu corpo sobre a cadeira, e a sensação que tinha era a de que se pudesse, ela teria voado em seu pescoço. Seu olhar destilava mais que raiva, era um ódio quase incontido.

Apesar de perceber toda essa comunicação não verbal, conseguiu manter-se aparentemente calma, pelo menos o bastante para não alterar sua voz, sua postura e menos ainda o que havia se proposto a dizer. Claro, por dentro havia um turbilhão, justo ela que detestava conflito...

Ao terminar sua fala, tudo isso não durou mais que 5 minutos, disse que gostaria de ouvir o que ela teria a dizer de tudo aquilo.

Exatamente no instante em que a funcionária abriu a boca para falar, ouviu-se um forte estalo. Ambas se assustaram e olharam em direção ao local de onde veio o ruído.

Um vaso da planta conhecida como Comigo Ninguém Pode, cujo caule, da grossura de um diâmetro de 7 cm, partira-se inteiramente ao meio.

A funcionária diz assustada:

- Nossa, credo, que foi isso?

Ao que ela sorri e responde:

- Ainda bem que a sua raiva atingiu a planta e não a mim.

Depois dessa experiencia ela nunca mais duvidou do poder da energia. E sempre tem um vasinho de planta por perto...

Nenhum comentário: